Acessibilidade / Reportar erro

IST Nurse®: elaboração e evidências de validade de aplicativo móvel como subsídio ao manejo clínico de Infecções Sexualmente Transmissíveis* * A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Artigo extraído da dissertação de mestrado “Aplicativo móvel para enfermeiros sobre manejo clínico de infecções sexualmente transmissíveis”, apresentada à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, CE, Brasil.

Resumo

Objetivo:

elaborar e avaliar as evidências de validade de um aplicativo móvel para subsidiar o enfermeiro no manejo clínico de infecções sexualmente transmissíveis.

Método:

estudo metodológico conduzido em quatro etapas: análise e definição de requisitos; definição do conteúdo; representação computacional com projeto do sistema; e codificação com testes e refinamento. Nas primeiras etapas participaram enfermeiros com expertise na temática, e na última, profissionais com formação em tecnologia da informação e comunicação. A análise dos dados foi realizada por meio do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), sendo considerado o valor de concordância mínimo de 0,78. Para confirmar a viabilidade do IVC, utilizou-se o teste binomial por meio do software R. As variáveis com p > 0,05 indicaram haver concordância entre os juízes.

Resultados:

o IVC foi de 0,98 para conteúdo, 1,0 para usabilidade e 0,85 para desempenho funcional, evidenciando que o aplicativo elaborado apresenta alta validade.

Conclusão:

o aplicativo IST Nurse ® representa uma importante ferramenta tecnológica no fortalecimento do cuidado de enfermagem baseado em evidências. Sugere-se, portanto, estudos de intervenção.

Descritores:
Aplicativos Móveis; Tecnologia da Informação; Gerenciamento Clínico; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Cuidados de Enfermagem; Saúde Pública

Destaques:

(1) Inexistência de aplicativos relacionados a IST capazes de subsidiar o manejo clínico.

(2) Fortalecimento da APS na identificação e tratamento precoce de IST.

(3) Produto útil para atuação clínica, formação e padronização de ações de enfermeiros.

(4) Diminuição de falhas na conduta profissional, aumentando a qualidade da assistência.

(5) As tecnologias móveis democratizam o acesso à informação, com bom custo-efetividade.


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br