Acessibilidade / Reportar erro

Experiência de ser criança com TDAH: compreensão hermenêutica-heideggeriana1 1 Relato de pesquisa baseado em dissertação acadêmica intitulada: Experiência de se criança com TDAH: compreensão hermenêutica-heideggeriana, defendida em agosto de 2022 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Grupo de Estudos Desenvolvimento Humano e Subjetividade – GESDH.

The experience of being a child with ADHD: A hermeneutic-heideggerian understanding

Expérience d’être un enfant atteint de TDAH: comprehension herméneutique-heideggérienne

Experiencia de ser niño con TDAH: comprensión hermenéutica-heideggeriana

Nosso objetivo é perquirir a experiência de ser criança a partir do diagnóstico de TDAH. Estruturamos nossa pesquisa em quatro encontros com pais e crianças. Participaram deste estudo duas crianças diagnosticadas com TDAH. Esta é uma pesquisa fenomenológico-hermenêutica, que utilizou como recursos a hora do jogo lúdica e a caixa de areia. A interpretação dos encontros com as crianças fundou-se no círculo hermenêutico-heideggeriano, adaptado por Azevedo (2013). Suas existências desvelaram-se a partir de um ser-criança-com-TDAH-em-tratamento. Pensamos que, enquanto o sentido de ser for meramente dado, seus sofrimentos psíquicos serão representações biologizantes, esquecendo-se do fenômeno originário do sentido do ser-aí do Dasein nessas crianças.

Palavras-chave:
TDAH; infância; atenção; fenomenologia


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com