Open-access A teoria do desenvolvimento maturacional de Winnicott: novas perspectivas para a educação

Winnicott‘s theory of maturacional development: new perspectives for education

La théorie de Winnicott sur le développement de la maturation: de nouvelles perspectives pour l’éducation

Teoría winnicottiana de la maduración: nuevas perspectivas para la educación

O artigo pretende discutir as contribuições da teoria do desenvolvimento maturacional de Winnicott para o campo da educação escolar. De início, é apresentado ao leitor um breve histórico freudiano a respeito da questão da psicanálise aplicada. Em seguida, articulamos pontos centrais da teoria winnicottiana com aspectos específicos do contexto pedagógico. Por último, sem o objetivo de esgotar o tema, lançamos possíveis provocações sobre a necessidade de a psicanálise ser articulada com outras esferas das ciências humanas.

Palavras-chave: Psicanálise aplicada; Freud; Winnicott; educação


location_on
Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro