Acessibilidade / Reportar erro

O desafio da sustentação da palavra entre pares: sobre política e psicanálise *1 *1 Trabalho apresentado no evento Entretantos II: 30 anos de Psicanálise e Política, promovido pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, entre os dias 17 de setembro e 29 de outubro de 2016, em São Paulo. É fruto do trabalho desenvolvido pelo grupo “Inquietações da Clínica Cotidiana” do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

The challenge of sustaining the word among peers: about politics and psychoanalysis

Le défi de la sustentation de la parole entre pairs : de la politique et de la psychanalyse

El desafío de sostener la palabra entre iguales: sobre política y psicoanálisis

A partir da experiência de diálogo estabelecida entre psicanalistas em torno de inquietações clínicas, discutimos o desafio da sustentação da palavra entre pares, nas tensões, identificações e pedidos de reconhecimento que dali emergem. Buscamos problematizar os desafios que as ambições narcísicas de cada um, num cenário em que as posições entre pares não estão previamente hierarquizadas, trazem para as possibilidades de vinculação horizontal de reciprocidade, fazendo ver a dimensão política que incide em configurações grupais. Para tanto, propomos esta reflexão a partir do diálogo interdisciplinar entre saberes distintos, entre psicanálise e filosofia. Consideramos que entre diferenças e igualdade, desamparo e busca por reconhecimento, a sustentação da palavra é o frágil recurso capaz de dar sentido à experiência do sujeito na assembleia dos outros.

Palavras-chave:
Psicanálise; política; singularidade; igualdade; reconhecimento


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com