Acessibilidade / Reportar erro

Psicanálise no tratamento multidisciplinar e cirúrgico da obesidade mórbida: estudo de caso *1 *1 O estudo completo, de autoria do primeiro autor, com orientação da coautora, será apresentado como dissertação de mestrado ao Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP.

Psychoanalysis in the multidisciplinary and surgical treatment of morbid obesity: a case study

La psychanlyse dans le traitement multidisciplinaire et chirurgie de l’obésité morbide: une étude de cas

Psicoanálisis en el tratamiento multidisciplinario y quirúrgico de la obesidad mórbida: estudio de caso

O objetivo do estudo é avaliar o processo psicoterapêutico de abordagem psicanalítica kleiniana como contribuição na melhoria da saúde de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. O método é de estudo de caso baseado na análise de vinheta clínica, acompanhado de levantamento bibliográfico. Analisaram-se trechos de conversas do processo psicoterapêutico de uma mulher obesa de 53 anos que procurou uma instituição dedicada ao tratamento cirúrgico da obesidade grave com enfoque multiprofissional. Após diagnóstico de obesidade mórbida, foi efetuada uma avaliação psicológica inicial. Como extensão, seguiu-se o processo psicoterapêutico de abordagem psicanalítica com frequência de uma vez por semana, passando depois a duas vezes. Dois meses após o primeiro encontro, a paciente submeteu-se à cirurgia bariátrica. A psicoterapia já tem a duração de três anos. Como resultado, a paciente tornou-se mais capaz de entrar em contato com o sentimento de desamparo associado ao fator destrutividade, que aparece em cenas narrativas de vingança, inveja e ciúme. Concluiu-se que o processo psicanalítico se mostrou efetivo: a paciente adquiriu mais condições de preservar suas redes afetivas constituintes, e tornou-se menos vulnerável à ansiedade e impulsividade, favorecendo a permanência da redução da obesidade e evitando a formação de outras situações de padecimento, como o alcoolismo. Essas observações confirmam algumas referências já apontadas na literatura.

Palavras-chave:
Obesidade mórbida; cirurgia bariátrica; processos psicoterapêuticos; psicanálise


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com