Acessibilidade / Reportar erro

Um estudo comparativo entre as teorias de Klein e Winnicott: analisando o conceito de fantasia1 1 Trabalho realizado com o financiamento concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

A comparative study between Klein and Winnicott theories: analyzing the concept of fantasy

Une étude comparative entre les théories de Klein et de Winnicott : analyse du concept de fantasme

Un estudio comparativo entre las teorías de Klein y Winnicott: analizando el concepto de fantasía

Pretende-se, neste artigo, levantar algumas considerações acerca do conceito de fantasia, elaborado por Melanie Klein e expandido por Donald Winnicott, na tentativa de propor uma possível comparação teórica entre essas duas linhagens da psicanálise. Para tanto, apresentamos, ainda que de maneira breve, a concepção de desenvolvimento psíquico para esses dois autores, enumerando algumas aproximações e afastamentos. Por fim, apontamos as vantagens desse tipo de pesquisa comparativa e as suas respectivas dificuldades, destacando os aspectos que assinalam a singularidade da noção de fantasia no pensamento kleiniano e winnicottiano, assim como sua utilidade na narração de exemplos clínicos.

Palavras-chave:
Melanie Klein; Winnicott; fantasia; elaboração imaginativa; clínica


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com