Acessibilidade / Reportar erro

A supervisão e a transmissão do estilo empático na clínica psicanalítica*1 *1 Este artigo faz parte da pesquisa de pós-doutoramento realizada no psiA – Laboratório de pesquisas e intervenções psicanalíticas, na Universidade de São Paulo (São Paulo, SP, Brasil).

Supervision and transmission of empathic style in psychoanalytic clinic

La supervision et la transmission du style empathique dan la clinique psychanalytique

La supervisión y transmisión del estilo empático en la clínica psicoanalítica

A partir da ideia de que na clínica dos casos-limite o analista precisa permitir-se entrar em contato com sua contratransferência, de maneira a utilizar-se dela para produzir uma técnica e adaptar-se ao seu caso clínico, indagamo-nos se nossos processos de transmissão em psicanálise, em especial a supervisão, estão preparados para essa realidade. Para isso, buscamos compreender como era pensada a supervisão desde a Escola Húngara de Psicanálise até autores contemporâneos que trabalham com fenômenos como reflection process e parallel process. Dessa forma, chegamos a psicanalistas que apostam que, por meio da regressão em supervisão, vinculada ao ponto de identificação do caso, poderia produzir-se um lugar mais empático do analista em relação ao seu paciente. Por fim, trazemos um rápido exemplo de uma supervisão clínica para ilustrar um início de entendimento a respeito da proposta apresentada.

Palavras-chave:
Supervisão; casos-limite; contratransferência; regressão


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com