Acessibilidade / Reportar erro

Considerações nosológicas sobre a demência precoce de Pinel a Kraepelin1 1 O artigo foi adaptado do Trabalho de Conclusão de Curso, “De uma nosologia possível para a esquizofrenia: a construção de um conceito na história da clínica psiquiátrica”, orientado pelo Prof. Dr. Marcio Amaral e apresentado à coordenação de curso, em 2023, como requisito para obtenção de grau médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Nosological considerations on dementia praecox from Pinel to Kraepelin

Considérations nosologiques sur la Démence Précoce de Pinel à Kraepelin

Consideraciones nosológicas sobre la Demencia Precoz desde Pinel hasta Kraepelin

O artigo pretende abordar, por meio de uma revisão narrativa de literatura, a evolução conceitual do diagnóstico da demência precoce enquanto um constructo nosológico na tradição psiquiátrica do século XIX e na obra de Emil Kraepelin. Desviando dos anacronismos, percorremos os principais autores que trataram do tema, ao salientar as diferenças nas concepções das escolas francesa e alemã, com especial atenção a Kraepelin. O presente estudo fornece o terreno para o próximo, em que são exploradas as contribuições de Eugen Bleuler e Kurt Schneider, chegando às classificações propostas pelos sistemas CID e DSM de nossa época. Concluiu-se, ao abordar as diferentes definições desse transtorno, bem como suas mudanças fundamentais no período em questão, que a apreensão do conceito atual de esquizofrenia não pode se dar sem ser referenciada ao contexto nosográfico da demência precoce e de suas posteriores classificações.

Palavras-chave:
Demência Precoce; esquizofrenia; história; classificação; psiquiatria


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com