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O viés das mídias sociais: verdade e angústia nas políticas de engajamento

The bias of social media: Truth and anxiety in engagement policies

Le biais des médias sociaux: vérité et angoisse dans les politiques d’engagement

El sesgo de las redes sociales: verdad y angustia en las políticas de compromiso

O presente artigo explora alguns impactos políticos e sociais reconhecidos nos dez anos que sucederam as manifestações de junho de 2013, dando ênfase a um fator específico: o papel das mídias sociais no cenário político e na mobilização de grupos. Partindo desse foco, trata da possibilidade de que tais ferramentas digitais possam ser melhor exploradas por certos grupos políticos em detrimento de outros, e os motivos para tanto. Tal questão será discutida a partir de autores de estudos da tecnologia, da teoria social e da psicanálise. Não necessariamente inferindo uma diferenciação de conteúdo de ideologias políticas, propomos essa distinção considerando que os impactos subjetivos e de mobilização produzidos por tais mídias podem ser assimilados e empregados de acordo com objetivos específicos. Trata-se, assim, de um exame sobre os impactos que as mídias sociais produzem em processos de subjetivação e de agrupamento, e seus efeitos políticos.

Palavras-chave:
Mobilização social; política; tecnologia; mídias sociais; psicanálise


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