Acessibilidade / Reportar erro

Teorizar, repetir e patologizar: a leitura psicanalítica sobre as homossexualidades e transexualidades*1 *1 O presente artigo é fruto de um trabalho de pesquisa realizado ao longo de um ano, sob orientação de Sarug Dagir Ribeiro no curso da disciplina Psicanálise e Transexualidades.

Theorizing, repeating and pathologizing: the psychoanalytical understanding of homosexualities and transsexualities

Théoriser, répéter et pathologiser: la lecture psychanalytique sur les homosexualités et les transsexualités

Teorizar, repetir y patologizar: la lectura psicoanalítica acerca de las homosexualidades y transexualidades

O objetivo deste trabalho é localizar o entrecruzamento dos elementos comuns ou que se repetem nas teorizações psicanalíticas em torno da homossexualidade e da transexualidade. Passando pela caracterização dos discursos psicanalíticos desde Freud e Lacan até nossos dias, constatamos uma espécie de repetição nessas teorizações, uma vez que a homossexualidade foi historicamente atrelada a uma escolha de objeto narcísica e à perversão, fato que se repete na contemporaneidade em postulações sobre as transexualidades, tidas como psicose e perversão. Conclui-se que muitos textos psicanalíticos se articulam, se entrelaçam e se suplementam numa repetição de teorizações como a tese do hermafroditismo psíquico que serve de base etiológica tanto para as homossexualidades como para as transexualidades.

Palavras-chave:
Homossexualidade; psicanálise; repetição; transexualidade


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com