Acessibilidade / Reportar erro

A psicopatologia fenomenológica da atenção: entre a descrição e a hermenêutica*1 *1 Trabalho parcialmente baseado na tese de doutorado do primeiro autor, defendida em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista – Unesp, Campus de Assis.

Phenomenological psychopathology of attention: between description and hermeneutics

Psychopathologie phénoménologique de l’attention: entre description et heméneutique

La psicopatología fenemonológica de la atención: entre la descripción y la hermenéutica

Neste trabalho, propõe-se uma análise sobre as contribuições da psicopatologia fenomenológica para a consideração crítica dos fenômenos de atenção e desatenção no contexto social e histórico contemporâneo. Para tanto, analisa a matriz naturalista de concepção da atenção e de sua disfunção e situa a psicopatologia fenomenológica; apresenta diretrizes críticas quanto à concepção naturalista das funções executivas e sua correlação com os processos atencionais; interroga descrições da experiência vivida do sujeito desatento e analisa a normatividade social da experiência atentiva e de seus critérios intersubjetivos e contextuais. Ao fim, propõe-se uma hermenêutica dos regimes atencionais contemporâneos, que destaca o acoplamento entre a experiência de fracasso atentivo e as demandas de um mundo cada vez mais recheado de estímulos e mais veloz.

Palavras-chave:
Hermenêutica; psicopatologia fenomenológica; transtorno da falta de atenção com hiperatividade; vigilância


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com