EIXO IO: ALTERNÂNCIA PRESENÇA-AUSÊNCLA (PA)
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Síntese das operações
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Exemplo do comparecimento do Eixo III
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Caso 1 - Antônio (2 meses) - Contexto: A mãe está ao lado do berço do bebé na UTIN enquanto ele dorme
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• Há descontinuidade das satisfações imediatas do bebê
• A mãe oferece um espaço para que o bebe possa se precipitar responder
• Capacidade do bebê de se separar do seu Outro
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Enquanto Antônio dorme no berço aquecido, a mãe fala em manhês sobre o filho ser "gostoso ", "lindo", sobre sua vontade de pegá-lo e de suas manifestações corporais. O bebê abre os olhos, a olha, franze a testa e levanta os braços. Seus atos são nomeados pela mãe que “fala por ele” (“Ahh que piguiça”. etc.) O bebê mexe-se no berço e a mãe pergunta-the se quer colo, encosta suas mãos nele e aguarda sua resposta antes de pegá-lo. Após um tempo, volta a perguntar e, quando ele estica o corpo movimentando-se no berço, ela "entende" que ele quer que o pegue e o tira do berço falando com ele. |
Síntese das intervenções
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Fragmentos clínicos de intervenção favorecedora do Eixo III
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Caso 2 - Bruno (2 meses) - Contexto: Bebê no colo da mãe na sala do Método Canguru na UTIN
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• Amparar a posição do bebê nas interações demarcando suas manifestações e seu lugar na interação
• Favorecer a fala como intermediário intervalo às solicitações do bebê (ex.: tentar acalmar o bebê através da incubadora quando não é possível pegá-lo. etc.)
• Fazer a leitura e incentivar as ações da criança
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Bruno chora no colo da mãe e isso parece angustiá-la, fica em pé. o embala e fala com ele. Coloco-me ao lado deles e a mãe sinaliza-me o mal-estar do filho demonstrando preocupação por não conseguir acalmá-lo. Dirijo-me a Bruno em manhês traduzindo seu incômodo, falando com ele e por ele direcionando-me à mãe. A mãe reconhece que o bebê está com fome. porém, tem dificuldade de sugar no seio e aguarda que a equipe traga o leite e lhe dê com a seringa. Ainda que a mãe não possa atendê-lo (alimentá-lo), apoio suas ações (fala e canta para ele. embala, consola), principalmente, por ser novo para ela a possibilidade de cuidá-lo (só a equipe da UTIN o cuidava). Bruno acalma-se por um periodo e é alimentado. |
EIXO IV: FUNÇÃO PATERNA (FP)
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Síntese das operações
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Exemplo do comparecimento do Eixo IV
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Caso 4 - Daniela (12 meses incompletos) - Contexto: Casa da família - acompanhamento pós-alta
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• A criança começa a experimentar e aceitar outras trocas diversificando suas experiências de prazer (como na aceitação de outra alimentação que não o leite materno)
• A criança percebe que alguns comportamentos não são permitidos
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Durante o acompanhamento pós-alta, questiono à mãe sobre a introdução de alimentos semi-sólidos e sólidos, respondendo-me que Daniela “come de tudo”, que não há restrição comendo o mesmo que os demais irmãos (iniciou aos dez meses). Neste dia, observa-se a bebê comer “sorvete” e “mortadela” com prazer; o que também parece satisfazer à mãe. Outro aspecto abordado neste encontro é a menção da mãe de que Daniela é “bem esperta” porque “já reconhece o que é não” relatando um episódio em que a bebê joga o celular da mãe no chão e lhe diz “Não!”, ao que a filha balança a cabeça (sinal de negativa) parando de jogá-lo. |
Síntese das intervenções
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Fragmentos clínicos de intervenção favorecedora do Eixo IV
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Caso 1 -Antônio (12 meses incompletos) - Contexto: Casa da família - acompanhamento pós-alta
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• Valorizar a iniciativa dos pais de ofertar objetos e brinquedos ao bebê
• Amparar a retomada dos pais para seus outros interesses além do bebê
• Encorajar os pais para que sinalizem seus afastamentos para o bebê ajudando-o a simbolizá-los
• Estimular a iniciativa dos pais de colocarem pequenas regras para a criança
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A mãe diz notar que Antônio demonstra perceber quando ela sai de casa parecendo “sentir sua falta”. o que causa a ela incômodo. Por isso, costuma sair sem se despedir dele (“escondida”) dizendo ser "triste despedirse". Aponto-lhe que António "é muito esperto" e que é muito importante que eleja reconheça o afastamento da mãe, assim como, sua chegada (a mãe relata que ele “fica feliz” ao vê-la chegar). Contudo, digo-lhe que precisamos ajudá-lo a lidar bem com essa "separação", sinalizando para ele que os pais saem. mas retomam. Proponho, por exemplo, que. antes de sair conte a Antônio que irá trabalhar e que logo volta, que sua avó ficará com ele, etc. Mostro-me compreensiva à sua dificuldade de despedir-se, orientando-a a fazer "do seu jeito" e sem alongar-se na despedida. Possivelmente, essas questões remetem às vivências da UTIN. |