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A histeria e o sexual como espetáculo: reflexões sobre psicanálise e fotografia a partir de Georges Didi-Huberman

Hysteria and the sexual as a spectacle: reflections on psychoanalysis and photography based on the work of Georges Didi-Huberman

L’hystérie et le sexuel comme spectacle: réflexions sur la psychanalyse et la photographie à partir du travail de Georges Didi-Huberman

La histeria y lo sexual como espectáculo: reflexiones sobre el psicoanálisis y la fotografia a partir del trabajo de Georges Didi-Huberman

Este artigo explora as relações entre psicanálise e fotografia a partir do Serviço Fotográfico da Salpêtrière, onde Freud realizou, em 1886, um estágio de pesquisa com Jean-Martin Charcot. À luz do trabalho de Georges Didi-Huberman, o objetivo deste artigo é mostrar de que maneira a fotografia pode se prestar a uma investigação psicanalítica. A começar pela Salpêtrière, com toda sua importância na história da psicanálise, cuja relevância fica ainda mais evidente quando a ênfase recai sobre sua célebre iconografia fotográfica.

Palavras-chave:
Psicanálise; histeria; fotografia; Salpêtrière


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