Acessibilidade / Reportar erro

O objeto voz: afecção entre angústia e culpa1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior – Capes – Código de Financiamento 001.

The object voice: affection between anguish and fault

L’objet voix: affection entre angoisse et culpabilité

El objeto voz: afección entre la angustia y la culpa

O artigo analisa a concepção de objeto voz, proposta por Jacques Lacan, com o intuito de diferenciá-la do sentido comum de voz e de interrogar sua relação com a angústia. Para isso, dialogamos tanto com Jacques Derrida e sua crítica da voz fenomenológica, entendida como autoafecção, quanto com o trabalho de Theodor Reik em torno do objeto ritual shofar. Mostramos, assim, como o psicanalista francês, ao tematizar a reflexão reikiana, não só desenvolve a relação do objeto parcial voz com a angústia como também aborda a resolução desse afeto por meio da culpa. Este estudo se insere em uma pesquisa mais ampla, que busca fornecer um quadro a respeito da metapsicologia de Lacan sobre os afetos. A reconstrução crítica dos pontos apresentados ao longo do artigo também acaba por levantar o que tal horizonte lacaniano parece intuir, de maneira geral, sobre a ação.

Palavras-chave:
Objeto voz; angústia; culpa; afetos


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com