Acessibilidade / Reportar erro

Paternidade e configurações vinculares nos transtornos alimentares à luz da psicanálise vincular1 1 Texto baseado na Dissertação de Mestrado intitulada “Paternidade, parentalidade etransmissão psíquica entre gerações: a relação pai-filha nos transtornos alimentares”, de Michel da Matta Simões, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de SãoPaulo, campus Ribeiro Preto, SP, no ano de 2022.

Parenthood and linking configurations in eating disorders in the light of linking psychoanalysis

Parentalité et configurations d’attachement dans les troubles alimentaires à la lumière de la psychanalyse des liens

La paternidad y las configuraciones de apego en los trastornos alimentarios a la luz del psicoanálisis del apego

Ao contrário do vínculo mãe-filha(o), a relação pai-filha(o) tem recebido pouca atenção nos Transtornos Alimentares (TAs). Este estudo com desenho clínico-qualitativo objetivou compreender como pais de jovens com TAs vi,0 realizadas entrevistas semidirigidas com cinco pais cujas(os) filhas(os) estavam em tratamento. Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo Clínico-Qualitativa e da Psicanálise das Configurações Vinculares. A relação pai-filha foi marcada por proximidade afetiva na infância, embora com pouco envolvimento com as tarefas de cuidado. O distanciamento afetivo, a partir do período pubertário da(o) filha(o), contribuiu para fragilizar o vínculo paterno. Os resultados fornecem subsídios para a inclusão dos pais no tratamento.

Palavras-chave
Distúrbios do ato de comer; relações pai-criança; parenta-lidade; psicanálise das configurações vinculares


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com