OBJETIVO: Identificar estratégias de promoção ao aleitamento materno envolvendo gestantes, nutrizes e atores da rede de apoio social no processo da amamentação. MÉTODOS: Estudo qualitativo conduzido pela pesquisa-ação utilizando a técnica do grupo focal para a coleta de dados. Participaram do Grupo Focal 1, 4 gestantes e 6 nutrizes, do Grupo Focal 2, 6 familiares e do Grupo Focal 3, 13 profissionais da saúde. Os grupos focais foram guiados pelas seguintes questões norteadoras: Quais as ações de promoção e apoio à amamentação que devem ser realizadas? Como devem ser realizadas? Quem deve realizá-las? As falas foram submetidas à análise de conteúdo, na modalidade temática e interpretadas à luz dos constructos teóricos de Paulo Freire: diálogo, ética e problematização. RESULTADOS: Da análise das falas emergiu quatro temas: ações educativas centradas no diálogo, envolvendo a rede de apoio social durante o ciclo vital; ações educativas nas escolas; ações educativas inseridas nos meios de comunicação; aconselhamento contínuo na Unidade de Saúde da Família. CONCLUSÃO: As estratégias construídas foram centradas no diálogo e na escuta ativa, que deverão estar presente em todo o ciclo vital e, na Estratégia Saúde da Família, com envolvimento de todos os atores da rede de apoio social. Estas estratégias poderão romper a transmissão vertical da prática educativa na promoção do aleitamento materno.
Amamentação; Saúde da família; Educação em saúde; Promoção da saúde