RESUMO
Objetivo
Este estudo metodológico objetivou realizar a adaptação cultural do Questionário de Alimentação Infantil para uso no Brasil.
Methods
Os dados foram coletados em município do nordeste paulista, entre março e setembro de 2018. Sete juízes avaliaram a padronização idiomática, e 85 pais de crianças em idade pré-escolar realizaram a adaptação cultural.
Results
Entre os juízes, obteve-se concordância acima de 80% para 54 das 55 afirmações do questionário. Para os pais, o questionário é muito bom; não há dificuldade em utilizá-lo; a maioria compreendeu as frases afirmativas; e todos o julgaram de grande importância para o conhecimento da alimentação saudável da criança. A consistência interna foi estimada considerando o coeficiente Kuder-Richardson para variáveis dicotômicas; buscou-se também a correlação de cada item com o total. Obtiveram-se valores entre 0,72 e 0,76, ou seja, boa consistência, o que confirma a fidedignidade da versão brasileira do questionário.
Conclusions
O Questionário de Alimentação Infantil foi adaptado culturalmente com pais. Estudos futuros devem ser conduzidos em outras realidades brasileiras para permitir a ampla utilização do questionário. Ele contribui para fomentar a implementação de melhores práticas na alimentação infantil que favoreçam crescimento e desenvolvimento saudáveis, assim como para estimular hábitos saudáveis nas famílias brasileiras e a redução dos quadros de sobrepeso e obesidade infantil no país.
Palavras-chave
Nutrição da criança; Conhecimento; Obesidade; Pré-escolar; Estudo de validação