RESUMO
Objetivo
O estudo objetivou avaliar a associação entre omissão do desjejum, sobrepeso/obesidade, adiposidade abdominal e estilo de vida não saudável em adolescentes de baixa renda.
Methods
Este foi um estudo populacional com delineamento transversal, envolvendo 571 adolescentes de escolas públicas, entre 15 e 19 anos. O hábito do desjejum foi avaliado através de formulário que verificou a frequência semanal da realização dessa refeição, sendo considerado omissão do desjejum quando os adolescentes não o realizaram por pelo menos cinco dias na última semana. Variáveis sociodemográficas e de estilo de vida (sedentarismo, nível de atividade física e horas de sono) também foram analisadas. A classificação em sobrepeso/obesidade contemplou o índice de massa corporal acima do +1 escore-z, e definiu-se adiposidade abdominal quando a relação circunferência abdominal/estatura foi maior que 0,5. A associação entre a omissão do desjejum e as variáveis de estilo de vida foi avaliada através do teste do qui-quadrado e com os indicadores antropométricos por regressão logística multivariada
Results
O hábito de omitir o desjejum esteve presente em 31% dos adolescentes e apresentou associação com a inatividade física (p<0,001). Em relação aos indicadores antropométricos, a omissão do desjejum foi um fator independente para determinação da adiposidade abdominal, verificando-se uma chance 1,8 vezes maior de presença dessa condição entre os que omitiam o desjejum (p=0,037).
Conclusions
A omissão do desjejum foi frequente entre os estudantes avaliados e esteve associada à adiposidade abdominal, um fator de risco cardiometabólico, sendo fundamental a investigação e a intervenção precoce para a mudança desse comportamento.
Palavras-chave
Adolescente; Desjejum; Estado nutricional; Obesidade