RESUMO
Objetivo Comparar estimativas de ingestão alimentar de Questionário de Frequência Alimentar em conjunto a duas abordagens: porções obtidas de Recordatórios-24h aplicados na população de estudo, e equações de calibração, calculadas a partir dos mesmos Recordatórios-24h.
Métodos Foram descritas medianas e intervalos de confiança de energia e nutrientes. O teste U de Mann-Whitney foi aplicado para verificar diferenças entre os dados obtidos com o Recordatório-24h e com o Questionário de Frequência Alimentar. A correlação entre as medianas de ingestão foi verificada com o coeficiente de correlação de Spearman; e para verificar se os métodos baseados no Questionário de Frequência Alimentar foram capazes de classificar os indivíduos nos mesmos níveis de ingestão do Recordatório-24h, foi utilizado o coeficiente de Kappa ponderado.
Resultados Para o Questionário de Frequência Alimentar Porção Padrão calibrado, 9 dos 11 nutrientes analisados tiveram medianas diferentes das do Recordatório-24h. Para o Questionário de Frequência Alimentar Porção do Recordatório-24h, somente as vitaminas D e B12 não apresentaram diferença significativa em relação ao Recordatório-24h; para o Questionário de Frequência Alimentar Porção do Recordatório-24h calibrado, todos os nutrientes, à exceção de folato e ferro, tiveram medianas estatisticamente iguais às obtidas com o Recordatório-24h. Os coeficientes de correlação de Spearman foram maiores para o Questionário de Frequência Alimentar Porção do Recordatório-24h calibrado para todos os nutrientes avaliados, variando de 0,27 (gordura total) a 0,57 (ferro). Em relação ao Kappa ponderado, os maiores coeficientes foram encontrados para o Questionário de Frequência Alimentar Porção do Recordatório-24h calibrado.
Conclusão A utilização do Questionário de Frequência Alimentar calibrado e com porções estimadas na própria população de estudo apresenta melhores estimativas da ingestão alimentar, com valores mais próximos ao método de referência.
Palavras-chave Consumo de Alimentos; Inquéritos Nutricionais; Análise Estatística