Acessibilidade / Reportar erro

A associação entre dependência alimentar, distúrbios do comportamento alimentar e dependência alimentar

RESUMO

Objetivo

Participaram neste estudo 370 estudantes universitários. O objetivo era investigar a relação entre consumo alimentar, dependência alimentar e distúrbios do comportamento alimentar.

Métodos

A Escala de Dependência Alimentar de Yale, o Teste de Atitudes Alimentares-26 e o Questionário de Frequência Alimentar foram utilizados para avaliar a dependência alimentar, os transtornos do comportamento alimentar e o consumo alimentar.

Resultados

Verificaram-se uma correlação positiva fraca entre a Escala de Dependência Alimentar de Yale e a ingestão diária de calorias, carboidratos e gorduras (r=0,228, p<0,001; r=0,222, p<0,001; r=0,225, p<0,001 respectivamente) e uma correlação negativa fraca entre o Teste de Atitudes Alimentares-26 e o consumo diário de calorias e carboidratos (r=-0,105, p=0,044; r=-0,116, p=0,025 respectivamente).

Conclusão

O consumo alimentar está associado à dependência alimentar e aos distúrbios do comportamento alimentar. No futuro, devem ser realizadas pesquisas em amostras maiores e devem também ser avaliados a composição corporal, hábitos do exercício físico e a situação financeira dos indivíduos, pois esses fatores influenciam quer a sua situação nutricional, quer os seus comportamentos alimentares.

Palavras-chave
Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos; Dependência de alimentos; Consumo de Alimentos

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br