Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre sensibilidade gustativa, preferência aos sabores doce e salgado e estado nutricional de adolescentes

RESUMO

Objetivo

Este estudo teve como objetivo investigar a associação entre a sensibilidade gustativa, a preferência pelos sabores doce e salgado e o estado nutricional de adolescentes em escolas públicas.

Métodos

Estudo de natureza transversal, envolvendo 1.036 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 10 e 19 anos. A preferência pelos sabores doce e salgado e por alimentos ricos em açúcar ou sódio foi avaliada. Medidas do índice de massa corporal e testes de reconhecimento de gosto-intensidade foram conduzidos.

Resultados

A maioria dos participantes foi incapaz de identificar os sabores e/ou intensidades e somente 18,0% dos participantes foram capazes de identificar corretamente o sabor e intensidade das amostras. A maioria dos participantes (82,1%) preferiram alimentos doces e tiveram baixa sensibilidade a esse gosto, bem como uma grande proporção de indivíduos que preferem salgado (82,3%) eram menos sensíveis ao sal (p<0,001). A preferência pelo gosto salgado foi associada com excesso de peso.

Conclusão

Foi encontrada uma associação entre a preferência pelos sabores doce e salgado e o estado nutricional, destacando a importância de escolhas alimentares pobres no desenvolvimento de obesidade e outras doenças crônicas.

Palavras-chave:
Adolescentes; Estado nutricional; Percepção gustatória

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br