Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre as concentrações séricas de retinol e a infecção subclínica em crianças rurais brasileiras

RESUMO

Objetivo

Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a relação entre concentrações séricas de retinol e infecção subclínica, em crianças de assentamentos rurais.

Métodos

Trata-se de estudo transversal, de base populacional, realizado em nove assentamentos rurais na região nordeste do Brasil, envolvendo 118 crianças de 6 a 59 meses de idade. A relação entre retinol sérico e níveis de proteína C-reativa, importante marcador de processos infecciosos e inflamatórios, foi investigada por análise de regressão linear múltipla, controlando-se variáveis demográficas, socioeconômicas e nutricionais. O retinol sérico e a proteína C-reativa foram medidos, respectivamente, por Cromatografia Líquida de Alta Performance e ensaio imunoturbidimétrico em equipamento automatizado.

Resultados

A deficiência de vitamina A (retinol <0,70μmll/L) foi identificada em 9,3% das crianças. A proteína C-reativa foi o único preditor de concentrações de retinol no modelo de regressão final, causando uma redução de 0,728μmol/L nas concentrações de retinol nas crianças estudadas (p=0,008).

Conclusão

A pesquisa concluiu que a deficiência de vitamina A é um problema de severidade leve/moderada, sendo fundamental a adoção de medidas para controlar doenças infecciosas nessa população, bem como para prevenir e/ou combater o problema.

Palavras-chave
Pré-escolar; Lactantes; Infecção; Zona rural; Vitamina A

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br