Acessibilidade / Reportar erro

Análise de modelagem de equações estruturais do consumo alimentar de mulheres iranianas: influência das características sociodemográficas e do Modelo de Informação, Motivação e Habilidades comportamentais

RESUMO

Objetivo

Este estudo buscou examinar se o consumo de alimentos varia de acordo com fatores sociodemográficos e comportamentais no modelo conceitual entre mulheres adultas em Teerã, Irã.

Métodos

Este estudo transversal foi conduzido em 247 mulheres em idade reprodutiva, selecionadas por amostragem sistemática por conglomerados de cinco regiões de Teerã. A avaliação da dieta foi realizada por meio de um questionário de frequência alimentar, e os índices antropométricos foram medidos. Os dados sobre o status socioeconômico e o modelo de habilidades de informação-motivação-comportamento foram obtidos através de um questionário. Em seguida, os sujeitos foram estratificados conforme o status socioeconômico e os componentes do modelo. A análise estatística utilizou análise de variância e modelagem de equações estruturais.

Resultados

O consumo de grupos de alimentos entre as mulheres participantes diferiu de acordo com a região onde vivem, educação, ocupação, gasto familiar e componentes do modelo (p<0,05). A ingestão de carne vermelha e processada (p<0,05) foi mais baixa entre mulheres analfabetas ou com baixa escolaridade. Aquelas com menor gasto total apresentaram maior consumo de gorduras e óleos (p<0,05). Mulheres com maior apoio social percebido consumiram mais leite e derivados (p<0,05), gorduras e óleos (p<0,05) e menos pão e cereais (p<0,05). Os componentes do modelo, incluindo informação, atitude, apoio social, autoeficácia e autorregulação, foram os fatores mais importantes que afetaram negativamente o consumo de alimentos não saudáveis (carne vermelha e processada, gorduras e óleos, açúcar e alimentos salgados).

Conclusão

Considerando o impacto dos componentes do modelo nos comportamentos alimentares das mulheres, as estratégias de integração específicas delineadas para cada construto do modelo podem ser utilizadas para projetar intervenções baseadas em modelos visando promover um comportamento nutricional saudável.

Palavras-chave
Dieta; Análise de classe latente; Classe social; Mulheres

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br