Acessibilidade / Reportar erro

Perfil do componente fenólico, efeito neuroprotector e potenc?al antioxidante de um café comercial turco

RESUMO

Objetivo

O objetivo deste estudo é determinar o conteúdo fenólico e flavonoide, bem como as atividades antioxidantes e os efeitos neuroprotetores de uma amostra de café em pó de uma promissora marca comercial proveniente de Sivas, Turquia.

Métodos

A partir dos métodos espectrofotométricos comumente utilizados, foram analisados os seguintes aspectos da amostra de café: teores de fenólicos totais, flavonoides e antioxidantes; atividades antioxidantes enzimáticas e não enzimáticas, baseadas na atividade de eliminação de radicais livres de 2,2-difenil-1-picrilhidrazila potencial quelante de metais; poder redutor; testes de atividade de superóxido dismutase e catalase; e potenciais de inibição da peroxidação lipídica dos extratos etanólicos e aquosos. Além disso, foram avaliados os potenciais de inibição da colinesterase e da tirosinase dos extratos. Os perfis fenólicos da amostra de café foram investigados por cromatografia líquida de alta eficiência.

Resultados

Entre os ácidos fenólicos estudados, o mais detectado foi a catequina. Especialmente, foi demonstrado que o extrato de água tem um impacto significativo quando comparado com os antioxidantes padrão. Determinou--se que o valor de SC50 (a concentração suficiente para obter 50% da capacidade máxima de eliminação) da atividade de eliminação do radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazilab/para extrato de água era de 0,08mg/mL, enquanto a quantidade de agentes quelantes com metade de Fe2+ íons na média foi encontrada como 0,271mg/mL. Também foi demonstrado que a concentração de 0,1mg/mL de ambos os extratos inibe a peroxidação lipídica em cerca de 8%. Comparado com drogas padrão, os potenciais de inibição das amostras nas enzimas e tirosinase foram aceitáveis como moderados.

Conclusão

Os resultados mostram que, além de terem atividade antioxidante enzimática, os extratos apresentam potencial de inibição das enzimas colinesterase e tirosinase, que são importantes enzimas clínicas, o que revela que essa fonte natural pode ser usada como um recurso valioso em vários campos, principalmente na medicina.

Palavras-chave
Anticolinesterase; Efeito antioxidante; Radicais livre; Peroxidação de lipídios

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br