RESUMO
Objetivo
Avaliar a efetividade da estratégia mHealth sobre marcadores do consumo de sódio.
Métodos
Estudo de intervenção realizado com 175 adultos (20-59 anos), vinculados a uma instituição de ensino de Vitória, no Estado do Espirito Santo. Os participantes foram contatados por através da exposição a de um pôster, de abordagem oral e mídia eletrônica. Dados antropométricos, hemodinâmicos, socioeconômicos, de saúde e práticas alimentares foram coletados em dois momentos. Os participantes foram randomizados em dois grupos: Grupo de Intervenção e Grupo de Controle. Durante a intervenção, que durou três meses, os participantes receberam 21 mensagens eletrônicas e assistiram a três vídeos sobre alimentação saudável, com foco na redução do consumo de sódio. Mudanças foram avaliadas por Equação de Estimativa Generalizada e adoção de valor de p<0,05.
Resultados
Na linha de base, não foram observadas diferenças significativas em relação às variáveis antropométricas, socioeconômicas, de saúde e práticas alimentares entre os grupos. Caldo pronto foi o condimento industrializado mais utilizado pelos participantes durante o estudo. Foi observada uma redução do uso de caldo pronto apenas no Grupo de Intervenção (β=0,615; p=0,016). Além disso, 73% do Gruo de Intervenção relataram que as mensagens foram claras; 67% afirmaram que as mensagens foram úteis e 48% disseram que seguiram as orientações.
Conclusão
Foi observada uma redução da frequência do uso de caldo pronto, demonstrando potencial da estratégia m-Health sobre marcadores do consumo de sódio em participantes sem diagnóstico de hipertensão.
Palavras-chave
Consumo de alimentos; Alimentos industrializados; Estudo de intervenção; Sódio