Acessibilidade / Reportar erro

Insatisfação com a imagem corporal e fatores associados em mulheres adultas

RESUMO

Objetivo

Esta pesquisa buscou associar imagem corporal com perfil sociodemográfico, estilo de vida, antropometria e condições de saúde em mulheres adultas.

Métodos

Um estudo de prevalência foi conduzido em uma amostra probabilística por conglomerados (n=35 Escolas da Educação Básica de Ensino), no ano de 2016, com 633 professoras. Foram avaliadas características sociodemográficas, morbidades, variáveis antropométricas, questões subjetivas em saúde, estilo de vida e morbidades autorreferidas.

Resultados

A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi de 48,7%. Houve maior chance de insatisfação entre as mulheres com maior idade, filhos, estilo de vida insatisfatório, acima do peso, autopercepção ruim/péssima de sua saúde e presença de sintomas depressivos. Mulheres que apresentaram estilo de vida insatisfatório tiveram probabilidade quatro vezes maior de insatisfação com a aparência corporal (Odds Ratio=4,193) do que as com estilo de vida satisfatório.

Conclusão

Os resultados revelaram que quase metade das mulheres adultas pesquisadas neste estudo relatou ter insatisfação com a imagem corporal. Esses resultados indicam a necessidade de intervenções e de implementação de programas relacionados à insatisfação com a imagem corporal entre as mulheres.

Palavras-chave
Imagem corporal; Estilo de vida; Estado nutricional; Saúde da mulher

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br