RESUMO
Objetivo
O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e a aceitação sensorial do gosto doce por indivíduos que trabalham/estudam em diferentes turnos.
Métodos
Foram recrutados três grupos de indivíduos: Grupo Controle (indivíduos que estudam durante o dia e não trabalham à noite), Grupo 1 (indivíduos que estudam à noite) e Grupo 2 (indivíduos que trabalham de madrugada). Os indivíduos foram submetidos ao teste de limiar de detecção utilizando soluções de sacarose e aos testes de aceitação sensorial utilizando escala hedônica estruturada e escala do ideal para o gosto doce em manjar branco.
Resultados
Os limiares de detecção foram significativamente maiores para os Grupos 1 e 2, sendo certo que os indivíduos do Grupo 2 tiveram preferência pelos manjares com altas concentrações de sacarose, assim como apresentaram uma concentração ideal de 10,50% de sacarose contra 5,95% de sacarose para o grupo Controle.
Conclusão
Este estudo mostra uma relação entre mudanças no ciclo circadiano e a percepção e a aceitação sensorial do gosto doce, mostrando que estudos mais aprofundados precisam ser realizados para entender melhor tais relações e suas repercussões.
Palavras-chave
Ciclo circadiano; Teste de limiar de detecção; Aceitação sensorial