RESUMO
Objetivo
Este trabalho teve como objetivo conhecer e analisar os significados socioculturais das práticas alimentares cotidianas revelados pela comunidade de uma universidade brasileira no contexto de um programa de bem estar para sua comunidade e entornos.
Métodos
Foram realizadas 28 oficinas com a participação de 34 unidades universitárias e 558 pessoas. Todas as oficinas tiveram seu áudio gravado e transcrito. Foi realizada análise de conteúdo com a identificação de temas e categorias emergentes.
Resultados
A partir da análise do material transcrito, emergiram os significados em quatro categorias. Há o desejo pelo prazer de realizar as refeições em grupo e consumir alimentos ricos em gordura e açúcar, mas envolto por culpa. Alimentos saudáveis foram considerados importantes, mas seu consumo foi relacionado à obrigação e desprazer. Contudo, a comunidade deseja consumi-los diariamente no ambiente acadêmico, mas aponta barreiras como o aumento do ritmo de trabalho e falta de tempo.
Conclusão
Foi possível identificar barreiras e desejos relacionados às práticas alimentares no cotidiano da universidade. Este estudo mostrou que transformar o comportamento alimentar de uma comunidade acadêmica é um grande desafio para os programas de bem-estar, mesmo para instituições que produzem e disseminam conhecimentos científicos.
Palavras-chave
Comportamento alimentar; Alimentação saudável; Universidades; Promoção da saúde