Acessibilidade / Reportar erro

Comparação de equações preditivas de taxa metabólica de repouso com calorimetria indireta em mulheres pós-menopáusicas

RESUMO

Objetivo

Comparar os valores de taxa metabólica de repouso determinados por calorimetria indireta com os valores obtidos utilizando diferentes equações preditivas em mulheres pós-menopausicas eutróficas e com sobrepeso.

Métodos

Vinte e quatro mulheres com pelo menos dois anos de menopausa foram submetidas à avaliações antropométricas e à calorimetria indireta após 12 horas de jejum para determinar, matematicamente e experimentalmente, a taxa metabólica de repouso.

Resultados

Os valores para calorimetria indireta não diferiram entre os grupos e a taxa metabólica de repouso predita por equações foi diferente para todas as equações usadas. Para o grupo de eutróficas, as equações que não foram estatisticamente diferentes da calorimetria indireta foram Food and Agricultural Organization, Fredix, Lazzer e Schofield. No entanto, apenas as equações Berstein e Owen foram significativamente diferentes comparadas com calorimetria indireta para o grupo sobrepeso.

Conclusão

O presente estudo sugere que diferenças na composição corporal em mulheres na pós-menopausa modificam a precisão de equações que predizem a taxa metabólica de repouso, demonstrando a necessidade de aprimorar métodos de estimação de taxa metabólica de repouso em mulheres pós-menopáusicas com diferentes composições corporais.

Palavras-chave:
Metabolismo basal; Calorimetria indireta; Menopausa

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br