Acessibilidade / Reportar erro

Subnutrição e fatores associados em uma comunidade de idosos Portugueses

OBJETIVO:

Determinar a prevalência de desnutrição em idosos com 75 ou mais anos de idade que vivem em comunidades e identificar os possíveis fatores independentes associados à desnutrição.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo transversal numa amostra aleatória dos registos de médicos de família de idosos com idades >75 anos. O estado nutricional foi avaliado por meio da Miniavaliação Nutricional.

RESULTADOS:

Estavam desnutridos 10,5% dos idosos e 41,9% apresentavam risco de desnutrição. De acordo com o modelo de regressão logística multivariável, ser viúvo (OR=6,7; IC95%=1,8-24,6), estar institucionalizado (OR=12,6; IC95%=1,7-90,5) ou ter uma autoperceção de saúde negativa (OR=15,0; IC95%=3,3-69,1) demonstraram estar associados a um aumento significativo do risco de desnutrição.

CONCLUSÃO:

Segundo o presente estudo, a desnutrição tem uma prevalência elevada em idosos portugueses com idades >75 anos que vivem em comunidades. Os principais fatores associados com a desnutrição são a viuvez, a institucionalização e a autopercepção de saúde negativa. Esses resultados demonstram que a desnutrição e os fatores a ela associados representam um grave problema para os idosos e um desafio para os cuidados de saúde.

Idosos; Desnutrição; Avaliação nutricional


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br