RESUMO
Objetivo
Identificar os principais determinantes do consumo alimentar entre adultos usuários de um mercado público de uma capital do nordeste brasileiro.
Métodos
Foram entrevistados, por intermédio de questionários pré-testados, nos meses de agosto de 2018 até janeiro de 2019, uma amostra de 198 comensais de um mercado público, constituída por 149 indivíduos do sexo masculino e 49 do sexo feminino maiores de 19 anos. Foram avaliadas variáveis sociodemográficas como sexo, idade, local de origem, escolaridade e renda, além dos determinantes das escolhas alimentares. A análise foi feita utilizando o teste de Wilcoxon (não paramétrico), que comparou as médias das dimensões envolvidas nessas escolhas conforme sexo e renda.
Resultados
Apelo sensorial, preço e saúde foram os principais determinantes das escolhas alimentares. Quando comparados por sexo e renda, houve diferenças significativas quanto aos atributos analisados.
Conclusão
Os fatores que influenciaram a escolha alimentar foram: apelo sensorial, preço e saúde. Já as questões éticas foram as que menos interferiram na escolha alimentar. Desse modo, tais aspectos devem ser levados em consideração para o desenvolvimento de políticas públicas na área de alimentação coletiva e educação ambiental.
Palavras-chave
Alimentação coletiva; Alimentação; Comportamento alimentar