Acessibilidade / Reportar erro

Capacidade antioxidante total da dieta, risco cardiovascular e índices antropométricos de obesidade em pacientes em hemodiálise: um estudo de caso-controle

RESUMO

Objetivo:

O estresse oxidativo é desencadeado pela desnutrição e perdas de antioxidantes devido à diálise em pacientes em hemodiálise, portanto, o estresse oxidativo aumenta o risco de mortalidade em pacientes com doenças cardiovasculares e obesidade. O estudo visa determinar as diferenças nos escores de risco cardiovascular e índices de obesidade entre os grupos de hemodiálise e controle, bem como examinar a relação entre os tercis da capacidade antioxidante total da dieta e o risco cardiovascular e obesidade nos grupos de hemodiálise e controle.

Métodos:

Este é um estudo transversal de caso-controle envolvendo pacientes em hemodiálise (n=46) e indivíduos saudáveis (n=46). As características gerais dos participantes foram obtidas por meio de um questionário, e o Escore de Risco de Framingham foi calculado. A capacidade antioxidante total da dieta foi calculada utilizando dois métodos baseados em um registro alimentar de sete dias. Índices de obesidade como o Índice de Metabolismo Basal e o Índice de Forma Corporal, foram calculados por meio de medidas antropométricas.

Resultados:

A média de idade dos participantes foi de 51.1±10.4 anos. No grupo de hemodiálise, os índices de obesidade, incluindo peso corporal, Índice de Metabolismo Basal, circunferência da cintura, índice de massa gorda e índice de massa livre de gordura, foram menores, enquanto os valores do Escore de Risco de Framingham foram maiores do que no grupo controle (p<0.05). Os valores de dTAC ajustados pela energia foram menores no grupo de foram hemodiálise, e a maioria dos pacientes estava nos tercis mais baixos de Capacidade antioxidante equivalente ao Trolox, parâmetro antioxidante total de captura de radicais, poder antioxidante redutor férrico e capacidade antioxidante equivalente à vitamina C (p <0.05).

Conclusão:

Fornecer aos pacientes em hemodiálise uma dieta saudável pode aumentar a capacidade antioxidante total da dieta, reduzindo potencialmente o risco cardiovascular e os índices de obesidade.

Palavras-chave:
Antropometria; Antioxidante; Risco cardiovascular; Hemodiálise; Pacientes

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br