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Validação da versão Online do Questionário Alimentar do Dia Anterior para Escolares

RESUMO

Objetivo

Avaliar a validade da versão baseada na Internet do Questionário Alimentar do Dia Anterior (Online) para escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental.

Métodos

Participaram do estudo 312 escolares de 7 a 12 anos de uma escola pública de Florianópolis, Santa Catarina. A validade foi testada pela sensibilidade, especificidade e taxas de concordância (acertos, omissões e intrusões) dos itens alimentares relatados no Questionário Alimentar do Dia Anterior Online, usando a observação direta dos alimentos consumidos no lanche escolar do dia anterior como padrão de referência. Análise de regressão logística multivariada multinomial foi conduzida para avaliar a influência de fatores relacionados aos participantes nas taxas de omissão e intrusão.

Resultados

Os resultados apontaram adequada sensibilidade (67,7%) e especificidade expressiva (95,2%). As taxas de omissão e de intrusão foram baixas, 22,8% e 29,5%, respectivamente, quando considerados todos os itens alimentares. O item pizza/hambúrguer exibiu a maior taxa de omissão, enquanto os laticínios apresentaram a maior taxa de intrusão. Escolares que frequentavam a escola no turno vespertino apresentaram maior probabilidade de intrusões de itens alimentares comparados aos escolares do turno matutino.

Conclusão

O Questionário Alimentar do Dia Anterior Online apresentou validade satisfatória para a análise do consumo alimentar em nível de grupo de escolares do segundo ao quinto ano de escola pública.

Palavras-chave:
Ensino fundamental; Consumo de alimentos; Inquéritos e questionários; Validade de testes

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