Acessibilidade / Reportar erro

Exercício aeróbico atenua os efeitos da ovariectomia e do sedentarismo na composição corporal e no consumo alimentar em ratas

RESUMO

Objetivo

Avaliar o impacto do exercício aeróbico de intensidade baixa a moderada e da ovariectomia na composição corporal e no consumo alimentar em ratas.

Métodos

Quarenta ratas Wistar adultas (idade: 23 semanas; peso corporal: 275, 2±3, 6g; média±EPM) foram divididas em 4 grupos (n=10): laparotomia-sedentária, laparotomia-exercitada, ovariectomia-sedentária e ovariectomia-exercitada. Os grupos laparotomia-exercitada e ovariectomia-exercitada foram submetidos a um programa de corrida em esteira (16m/mim; 30min/dia, 5 dias/semana) durante 8 semanas. Foram monitorados o peso corporal e o consumo alimentar das ratas durante o experimento. Analisaram-se as frações de água, proteínas, cinzas, gordura e carboidrato da carcaça, bem como a gordura visceral. Empregou-se ANOVA Two-Way, seguida do teste post hoc de Tukey para as análises estatísticas. Adotou-se o nível de significância de p<0,05.

Resultados

As ratas ovariectomizadas (ovariectomia-sedentária+ovariectomia-exercitada) e sedentárias (laparotomia-sedentária+ ovariectomia-sedentária) exibiram maior (p<0,05) ganho de peso, consumo alimentar, coeficiente de eficácia alimentar e taxa de ganho de peso/peso corporal do que as ratas laparotomizadas (laparotomia-sedentária+laparotomia-exercitada) e exercitadas (laparotomia-exercitada+ovariectomia-exercitada), respectivamente. A carcaça das ratas ovariectomizadas e sedentárias apresentaram maior (p<0,05) peso, percentual de gordura e gordura visceral do que as ratas laparotomizadas e exercitadas, respectivamente.

Conclusão

A ovariectomia e o sedentarismo elevam indicadores obesogênicos, enquanto que o exercício aeróbico regular de intensidade baixa a moderada atenua esses efeitos desfavoráveis em ratas.

Palavras-chave
Consumo alimentar; Gordura intra-abdominal; Exercício físico; Ganho de peso

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br