Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao consumo regular de alimentos obesogênicos: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2012

RESUMO

Objetivo:

Analisar a frequência de consumo de alimentos obesogênicos entre adolescentes e sua associação com variáveis sociodemográficas, familiares, comportamentais e ambientais.

Métodos:

Estudou-se dados secundários da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, sendo a amostra representativa de alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas brasileiras. Utilizou-se questionário autoaplicável organizado em blocos temáticos. Foram consideradas variáveis dependentes o consumo de salgados fritos, salgadinhos de pacote, guloseimas e refrigerantes, cuja frequência se referiu aos sete dias anteriores à pesquisa. Para associação do consumo regular dos alimentos (≥3 dias/semana) às variáveis sociodemográficas, familiares, comportamentais e estruturais da escola, foi utilizada análise bivariada, adotando-se o critério de valor de p<0,20 para inclusão inicial na análise de regressão logística multivariada, a qual foi realizada pelo método "enter". Os resultados foram expressos por Odds Ratio ajustados com respectivos intervalos de confiança de 95%, considerando associação estatisticamente significativa o valor de p<0,05.

Resultados:

O consumo regular dos alimentos variou de 27,17% a 65,96%. Sexo feminino, posse de telefone celular, acesso à Internet no domicílio, tabagismo, consumo de álcool, prática regular de atividade física, hábito de comer assistindo televisão ou estudando, assistir televisão no mínimo duas horas/dia e ausência de atitude visando perda de peso foram as variáveis que se associaram nos modelos logísticos finais de todos os alimentos.

Conclusão:

Conclui-se que o consumo de salgados fritos, salgadinhos de pacote, guloseimas e refrigerantes é regular na dieta dos adolescentes, estando seu consumo associado a variáveis sociodemográficas, familiares, comportamentais e de estrutura escolar.

Palavras-chave:
Adolescente; Consumo de alimentos; Hábitos alimentares; Alimentos industrializados

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br