Acessibilidade / Reportar erro

Relação da capacidade aeróbica com o peso ao nascer e padrões de aleitamento materno em crianças: um corte transversal de escolares

RESUMO

Objetivo

Analisar a relação do desempenho aeróbico com o peso ao nascer e padrões de aleitamento materno na infância de crianças nascidas a termo com peso gestacional adequado.

Métodos

Duzentas e trinta crianças (6-10 anos), nascidas a termo (pós-37 semanas de gestação) e com peso normal (entre 2,5 e 4kg) participaram do estudo. O desempenho aeróbico foi estimado pelo Yo-Yo Test. O peso ao nascer e os padrões de aleitamento materno foram relatados pelas mães das crianças mediante questionário. A correlação de Pearson foi utilizada para avaliar a relação do desempenho aeróbico com o peso ao nascer e a duração do aleitamento materno.

Resultados

Não observou-se relação do desempenho aeróbico com o peso ao nascer ou com a duração do aleitamento materno em nenhum dos sexos (p>0,05).

Conclusão

Os resultados apontam que o desempenho aeróbico não está relacionado ao peso ao nascer e nem à duração do aleitamento materno em crianças nascidas a termo e com peso normal, sugerindo que este parâmetro fisiológico parece não ser associado à fatores intrauterinos que determinam o peso no nascimento e nem ao padrão alimentar no início da vida.

Palavras-chave
Aleitamento materno; Aptidão cardiorrespiratória; Criança; Estado nutricional; Nascimento a termo

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br