Acessibilidade / Reportar erro

Disponibilidade de alimentos e insegurança alimentar de domicílios do Estado do Tocantins, Região Norte do Brasil

RESUMO

Objetivo

Avaliar a relação entre a disponibilidade alimentar, a situação de insegurança alimentar e características socioeconômicas e demográficas de domicílios da zona urbana do Estado do Tocantins.

Métodos

Estudo de base populacional, do tipo transversal, realizado em 594 domicílios da área urbana de 22 municípios do Estado do Tocantins. A coleta de dados foi realizada nos domicílios, com levantamento de dados socioeconômicos e demográficos, avaliação da insegurança alimentar por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar e avaliação da disponibilidade dos alimentos a partir de um questionário de disponibilidade alimentar aplicado pelo entrevistador ao chefe da família, que informou sobre os alimentos e bebidas disponíveis no domicílio nos últimos 30 dias. A descrição dos alimentos disponíveis nos domicílios resultou em um total de 142 itens alimentares que foram agrupados de acordo com a classificação NOVA de alimentos.

Resultados

Constatou-se que 63,3% dos domicílios encontravam-se em situação de insegurança alimentar. A disponibilidade calórica mediana encontrada foi de 2.771,4kcal/per capita/dia, sendo a maior contribuição calórica advinda de alimentos in natura e minimamente processados, independente do grau de insegurança alimentar.

Conclusão

A disponibilidade alimentar foi afetada pela vulnerabilidade socioeconômica e pela situação de insegurança alimentar das famílias.

Palavras-chave
Dietas; Inquéritos alimentares; Fatores socioeconômicos; Segurança alimentar e nutricional

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br