Acessibilidade / Reportar erro

Heliantheae (Asteraceae) na bacia do rio Paranã, (Goiás, Tocantins), Brasil1 1 Parte da dissertação de mestrado do primeiro autor, apresentada à Universidade de Brasília.

Heliantheae (Asteraceae) in the Paranã River basin (Goiás, Tocantins), Brazil

RESUMO

O estudo da tribo Heliantheae Cass. foi realizado na bacia do rio Paranã, nordeste de Goiás e sudeste de Tocantins, baseado em coletas e em coleções de herbários. Foram registrados 20 gêneros, 49 espécies, cinco variedades e o grupo de Calea teucriifolia. São apresentados chave de identificação, comentários para os táxons e ilustrações dos caracteres diagnósticos. Dentre os gêneros mais diversos, estão Calea (10 espécies, além do grupo de C. teucriifolia), Bidens (7) e Viguiera (6). São registrados táxons de ampla distribuição geográfica, incluindo espécies ruderais, e outros restritos à Bacia do Paranã e regiões adjacentes: Bidens edentula, Calea abbreviata, Ichthiothere connata e Wedelia souzae, endêmicos da Chapada dos Veadeiros, e Dimerostemma bishoppii, endêmica do vão do Paranã.

Palavras-chave:
Compositae; Goiás; florística; Tocantins

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br