Acessibilidade / Reportar erro

Flora da Usina São José, Igarassu, Pernambuco: Erythroxylaceae1 1 Parte da dissertação de Mestrado do primeiro autor do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco.

Flora of the Usina São José, Igarassu, Pernambuco: Erythroxylaceae

Erythroxylaceae tem distribuição pantropical e apresenta cerca de 240 espécies circunscritas a quatro gêneros. Apenas Erythroxylum ocorre na região Neotropical e no Brasil são registradas 123 espécies, com maior diversidade na Mata Atlântica, especialmente no Nordeste. A Mata Atlântica do Nordeste do Brasil, considerada a porção mais ameaçada do bioma, é a área com maior diversidade de espécies de Erythroxylum e, embora diversa, a região ainda apresenta deficiência quanto a estudos florísticos e taxonômicos. Desse modo, este estudo objetivou inventariar as espécies de Erythroxylaceae que ocorrem nos fragmentos florestais da Usina São José (Igarassu, Pernambuco), e faz parte do levantamento da flora da área. Este estudo foi baseado na análise morfológica de espécimes coletados na referida área e de espécimes das coleções dos principais herbários do país. Foram registradas oito espécies: Erythroxylum citrifolium, E. mikanii, E. mucronatum, E. nitidum, E. rhodappendiculatum, E. rimosum, E. squamatum e E. subrotundum. Dentre estas, três espécies são registradas aqui pela primeira vez no estado de Pernambuco. Chave para identificação, descrições, ilustrações e comentários sobre hábitat e distribuição geográfica dos táxons são apresentados.

Erythroxylum ; Floresta Atlântica; florística; Nordeste do Brasil; novos registros


Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br