Acessibilidade / Reportar erro

Disentangling parasitic vines in the tropics: taxonomic notes for an accurate identification of Cuscuta (Convolvulaceae) and Cassytha (Lauraceae)

Resumo

Plantas parasitas são frequentemente associadas a perdas agrícolas e silvo pastoris. Entretanto, elas são espécies chave na dinâmica dos ecossistemas. Os gêneros Cuscuta (Convolvulaceae) e Cassytha (Lauraceae) são ambos parasitas filiformes que têm evoluído em habitats similares, sendo a morfologia dos seus ramos notavelmente similar durante sua fase vegetativa. Devido ao fato de ambos os gêneros serem comuns nos trópicos, erros de identificação são frequentes, o que prejudica a compreensão de suas distribuições geográficas, biologia, e ecologia, bem como o desenvolvimento de medidas de controle ou práticas de manejo e conservação adequadas. Esse estudo oferece um detalhado guia de identificação para taxonomistas e cientistas agrários, usando ramos vegetativos e estruturas reprodutivas de representantes dos dois gêneros, tanto de coleções vivas como herborizadas. Estão incluídas uma chave de identificação, uma tabela comparativa, descrições detalhadas, fotografias e ilustrações como subsídio para as identificações. A atual prática de observação macroscópica dos ramos filiformes, na qual muitos profissionais se apoiam, mostra-se insuficiente para distinguir os dois gêneros. A análise micro morfológica dos ramos e/ ou das flores ou frutos é necessária para uma identificação conclusiva.

Palavras-chave
cipó-chumbo; plantas invasoras; fios-de-ovos; morfologia; plantas daninhas

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br