Acessibilidade / Reportar erro

Taxonomic synopsis of Plantaginaceae and Scrophulariaceae (Lamiales) in Iguazú and Iguaçu National Parks (Argentina and Brazil)

Resumo

A região de Iguazú, onde se encontram o Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Argentina), abrange um dos maiores remanescentes contínuos da Mata Atlântica. É considerada um ponto de grande biodiversidade e um exemplo de uma região botanicamente pouco conhecida. Mesmo que os taxa não relacionados a árvores representem a maior parte da diversidade de plantas da Mata Atlântica, algumas famílias botânicas que são principalmente herbáceas ou arbustivas, como Plantaginaceae e Scrophulariaceae, estão sub-representadas nos tratamentos florísticos dentro deste domínio. Aqui, fornecemos um relato florístico das Plantaginaceae e Scrophulariaceae dos Parques Nacionais Iguazú e Iguaçu, incluindo chaves de identificação, ilustrações, comentários sobre distribuição, habitat e fenologia. Um total de 13 espécies e sete gêneros foram documentados. Destas, Stemodia é representada por três espécies, Bacopa, Buddleja, Mecardonia e Scoparia são representadas por duas espécies cada, e dois gêneros, ou seja, Plantago e Veronica, são representados por uma única espécie. Nossas descobertas ampliam o conhecimento sobre a flora do Cone Sul, contribuindo com informações importantes para o estabelecimento de planos de gestão da biodiversidade e prioridades de conservação.

Palavras-chave:
Mata Atlântica; florística; Flora Neotropical; Bacia do Paraná; Selva Paranaense

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br