Resumo
Introdução
A obtenção de modelos odontológicos que representam com precisão os tecidos moldados requer do profissional muita atenção, principalmente quando se utiliza o hidrocolóide irreversível como material de moldagem.
Objetivo
Avaliar as condutas dos alunos de graduação em Odontologia em diferentes estágios sobre os procedimentos de desinfecção de moldes de hidrocolóide irreversível, vazamento e acondicionamento dos modelos odontológicos.
Material e método
Trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo, com amostra censitária constituída por 89 alunos matriculados nos estágios supervisionados I, II, III e IV. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário estruturado contendo 8 questões. Os dados foram analisados com nível de significância de 5%.
Resultado
A maioria dos graduandos (88,8%) realizavam o procedimento de desinfecção, sendo o método de desinfecção mais utilizado (64,6%) o spray de hipoclorito de sódio a 1% acondicionado em recipiente fechado. O tempo de desinfeção por 10 minutos foi o mais relatado (86,1%). Os alunos dos estágios iniciais apresentaram melhores condutas referente a proporção água/gesso, quando comparados com os alunos dos estágios finais. Em todos os estágios as condutas de vazamento e acondicionamento do conjunto molde e modelo durante a reação de presa foram negligenciadas. Verificou-se associação estatisticamente significativa entre o estágio cursado e o método de desinfecção, proporção água/pó e método de vazamento dos moldes (p<0,05).
Conclusão
Os alunos apresentam condutas adequadas de desinfeção, no entanto devem ser estimulados a utilizar a prática clínica baseada em evidências a fim de melhorar as condutas de vazamento e acondicionamento dos moldes de hidrocolóide irreversível.
Descritores:
Sulfato de cálcio; desinfecção; odontologia