Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre dois métodos de profilaxia dental: avaliação da pressão arterial e conforto do paciente. Estudo clínico controlado e randomizado

Resumo

Introdução

A quantidade de pacientes hipertensivos está aumentando e, a profilaxia com jato de bicarbonato de sódio é bastante empregada na prática clínica usando grande quantidade dessa substância em um período curto de tempo que poderia aumentar a pressão arterial.

Objetivo

Foi avaliado a alteração da pressão arterial antes e após os dois métodos de profilaxia dental e obtido a opinião de conforto do paciente em relação a esses métodos.

Material e método

Selecionou-se 20 pacientes, na faixa etária de 18 a 30 anos, que necessitavam de profilaxia para remoção de biofilme dental e foram submetidos aos três tipos diferentes de tratamento: jato de bicarbonato de sódio (G1), profilaxia convencional (G2), e controle (G3), em intervalos de um mês entre eles. Os pacientes foram divididos de forma randomizada. As aferições realizaram-se antes da profilaxia, imediatamente ao fim do procedimento, 15 e 30 minutos após o término do tratamento. O conforto do paciente foi medido por meio de uma Escala Analógica Visual (VAS) após o final de cada tratamento. Os dados foram analisados por meio de teste de Variância.

Resultado

Houve diferença estatisticamente significante quanto ao conforto dos procedimentos, sendo G2 e G3 melhores que G1. Observou-se aumento da pressão arterial diastólica no grupo jato de bicarbonato de sódio imediatamente após a profilaxia.

Conclusão

A profilaxia convencional é mais confortável do ponto de vista do paciente e não altera a pressão arterial.

Descritores:
Profilaxia dentária; bicarbonato de sódio; pressão arterial; ensaio clínico

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br