Acessibilidade / Reportar erro

Propriedades mecânicas de fios ortodônticos em bráquetes cerâmicos associados com ligaduras de baixa fricção

Resumo

Introdução

Poucos estudos investigaram as propriedades mecânicas dos fios ortodônticos em bráquetes cerâmicos associados às ligaduras.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi comparar a carga-deflexão de fios ortodônticos com seção redonda de 0,016” de aço inoxidável (AI), níquel-titânio (NiTi) e composto de polímero reforçado com fibra de vidro (CPRFV).

Material e método

Sessenta espécimes obtidos a partir de 10 arcos pré-contornos seccionados (TP Orthodontics), foram divididos em 3 grupos de 20 de acordo com cada tipo de material (1 fio estético e 2 não estético) e comprimento de 50 mm. A metodologia consistiu de um teste de flexão de 3 pontos usando bráquetes estéticos cerâmicos (INVU, TP Orthodontics, Edgewise, 0,022 “x 0,025”) como pontos de suporte. Os ensaios de tração foram realizados em uma máquina de ensaios mecânicos, a uma velocidade de 10 mm / min, deflexão de 1 mm, 2 mm e 3 mm. Utilizou-se o teste não-paramétrico de comparações múltiplas de Friedman (P <0,05).

Resultado

O fio de níquel-titânio apresentou menor carga / deflexão em relação ao aço inoxidável. Os fios CPRFV tiveram valores de resistência mais baixos entre todos os grupos avaliados (P <0,05). O fio de aço mostrou deformação permanente após deflexão de 3 mm, fio NiTi demonstrou efeito de memória e o tipo estético teve fraturas com perda de força.

Conclusão

Pode-se concluir que os fios de aço têm valores de resistência elevados, exigindo a incorporação de alças e dobras para reduzir a carga / deflexão. Os fios NiTi e CPRFV produziram baixos níveis de força, porém o fio estético mostrou-se fraturado e quebrado.

Descritores:
Fios ortodônticos; elastômeros; materiais odontológicos

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br