Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de virulência de espécies de Candida provenientes da mucosa oral e das próteses dos idosos de uma comunidade ribeirinha no Amazonas – Brasil

Resumo

Introdução

A Candida albicans é a levedura que mais acomete a cavidade oral, podendo causar infecção. Porém diversos fatores podem estar associados ao aparecimento da candidíase, que podem estar relacionados com a higiene e saúde dos indivíduos, mas também com a patogenicidade destes microrganismos.

Objetivo

Avaliar os fatores de virulência de leveduras do gênero Candida isoladas da mucosa oral dos idosos residentes na Comunidade Lago do Limão - Iranduba - Amazonas – Brasil.

Material e método

Foram realizados os testes de urease, proteinase, fosfolipase, e avaliação da produção de hemólise. Na análise estatística utilizou-se teste Exato de Fisher e Quiquadrado.

Resultado

Obteve-se a prevalência de espécies não-albicans, quanto aos fatores de virulência, todos os isolados foram ureases negativos, houve prevalência de produção muito forte de proteinase, enquanto que no teste da fosfolipase, a maioria dos isolados não apresentou produção desta enzima; todas as leveduras analisadas apresentaram produção de hemolisina, sendo mais prevalente a hemólise grau IV. Não houve diferença estatisticamente significativa entre a virulência dos isolados oriundos da cavidade oral e da prótese dos idosos analisados.

Conclusão

Diversos fatores de virulência podem apresentar-se com alta intensidade na presença de alterações da microbiota oral. Além disso, as espécies não-albicans apresentam fatores de virulência tanto quanto a C. albicans, com graus de patogenicidade elevados. Este estudo permite a análise de estratégias de prevenção da candidíase, com intuito de promover melhor saúde e qualidade de vida para os idosos.

Descritores:
Candida; mucosa oral; prótese dentária; virulência

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br