Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação clínica e sociodemográfica da saúde peri-implantar de próteses retidas em implantes fabricadas com um protocolo de carga oclusal imediata

RESUMO

Introdução

A terapia de implantes dentais, quando bem planejada, pode contribuir para a qualidade de vida do paciente e é uma ferramenta importante para solucionar um sério problema de saúde pública em várias partes do mundo.

Objetivo

Este estudo investigou a saúde peri-implantar em implantes fixos apoiados por uma técnica de carga imediata e associou esses resultados a condições sociodemográficas.

Material e método

Após a desmontagem das próteses sobre implantes com o “Modelo de Branemark”, a avaliação peri-implantar de 93 pacientes foi avaliada por meio do índice de placa dental (IPD), profundidade de sondagem (PS), sangramento à sondagem (SS), níveis clínicos de fixação (NCF) e presença de hiperplasia gengival. Os pacientes também responderam a um questionário sobre sexo, idade, nível socioeconômico (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP), saúde geral e tabagismo.

Resultado

Os achados clínicos mais constantes foram a presença de placa, seguida de hiperplasia gengival e periimplantite, que esteve associada à progressão da doença. A maioria dos pacientes do estudo era do sexo feminino, caucasiana e com idade inferior a 60 anos, com próteses localizadas na arcada inferior, pertencentes às classes sociais A e B.

Conclusão

A presença de biofilme dentário ocorreu em quase todos os implantes e não foi relacionado à presença de periimplantite. A progressão da peri-implantite com perda óssea foi relacionada ao sangramento subgengival. As características sociodemográficas do estudo não apresentaram grandes correlações com as variáveis clínicas dos implantes dentários estudados.

Descritores:
Implantes dentários; prótese parcial; próteses e implantes

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br