Acessibilidade / Reportar erro

Atenção à saúde bucal: o saber e o trabalho do agente comunitário de saúde

Introdução:

Com a reorganização da política de saúde bucal em 2004, o agente comunitário de saúde passa a ser considerado como um facilitador das ações de saúde bucal em sua área de atuação.

Objetivo:

Identificar conhecimento e prática do agente comunitário de saúde sobre atenção em saúde bucal.

Material e método:

Este estudo é uma pesquisa qualitativa baseada na Teoria das Representações sociais, cujos dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, tendo como técnica de tabulação e análise de dados o discurso do sujeito coletivo. A amostra foi composta por 11 entrevistas, delimitada por saturação. A coleta de dados realizada no período de abril a junho de 2010, em Dourados-Mato Grosso do Sul.

Resultado:

Os resultados apontam que os entrevistados apresentam entendimento do é saúde bucal, percebem a influência da saúde bucal sobre a saúde geral, na sua pratica de trabalho orientam a comunidade sobre saúde bucal, funcionamento e atendimento na unidade básica de saúde, entretanto não passaram por curso de formador.

Conclusão:

Os agentes comunitários de saúde apresentam conhecimentos de saúde bucal de senso comum, adquiridos pelo individuo a partir de experiências, vivências e observação do mundo, mas demonstram certa insegurança por falta de formação, apontando para necessidade de investimento na educação continuada desses profissionais para que possam continuamente auxiliar a população no processo do empoderamento dos saberes sobre saúde.

Agentes comunitários de saúde; saúde bucal; promoção da saúde


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br