Acessibilidade / Reportar erro

Influência de elásticos corrente na degradação de forças ortodônticas – estudo in vitro

Resumo

Introdução

Os elásticos corrente são acessórios indispensáveis no tratamento ortodôntico, e suas propriedades de grande interesse para o profissional, a fim de obter maior controle sobre os movimentos dos dentes.

Objetivo

Avaliar a influência da marca comercial e comprimento da cadeia espaçadora de elásticos corrente na degradação de força.

Material e método

Foram utilizadas ligaduras elásticas ortodônticas em cadeia, tipo curto, médio e longo das marcas: Rocky Mountain (RMO), TP e GAC. Os elásticos, contendo elos correspondentes a 12,5 mm, foram tensionados entre pinos de aço na máquina de ensaio universal Instron 4411 até 25 mm. O valor foi anotado. Após a aferição inicial da força, os elásticos foram fixados em placa de resina acrílica e mantidos distendidos a 25 mm. Foram inseridas em recipiente contendo água deionizada e mantidas em estufa a 37 °C. A leitura da força dos elásticos foi feita nos tempos de 24 horas, 48 horas, 7 dias, 14 dias, 21 dias e 28 dias. Os dados foram submetidos ao teste estatístico apropriado, com nível de significância de 5%.

Resultado

Os elásticos TP apresentaram força significativamente maior em todos os períodos. Os elásticos GAC e RMO apresentaram forças estatisticamente semelhantes. Os elásticos TP cadeia curta e longa apresentaram força significativamente maior que os elásticos cadeia média. Para GAC e RMO os elásticos curto apresentaram força maior que os médios e este maior que os longos.

Conclusão

A cadeia espaçadora e a marca comercial influenciaram nos resultados obtidos, reforçando a importância do conhecimento dos tipos de elástico.

Descritores:
Elastômeros; ortodontia; elasticidade

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br