INTRODUÇÃO:
O câncer oral é uma doença multifatorial com alta incidência no mundo, que vem sendo considerado problema de saúde pública, sendo a prevenção e o diagnóstico precoce as melhores formas de reverter essa situação.
OBJETIVO:
Avaliar o nível de conhecimento sobre o câncer oral em uma população de estudantes de odontologia.
MÉTODO:
Um questionário sobre o câncer de boca foi aplicado a 150 alunos de seis turmas, divididos em três grupos de acordo com o semestre letivo. As variáveis estudadas foram analisadas estatisticamente aplicando-se o teste do Qui-quadrado com intervalo de confiança de 95%, e nível de significância de 5%.
RESULTADO:
Oitenta e oito alunos (60,61%) consideraram seu nível de conhecimento sobre câncer oral bom ou regular, enquanto 37,93% avaliaram seu conhecimento como insuficiente. O carcinoma espinocelular foi considerado o câncer mais comum por apenas 38,25% do total de estudantes, sendo o percentual maior de acerto para os grupos 2 (55,56%) e 3 (67,39%). O nível de conhecimento sobre os fatores de risco aumentou ao longo dos semestres, entretanto, 77,85% consideram baixo o seu nível de confiança para realizar procedimentos de diagnóstico.
CONCLUSÃO:
O nível de conhecimento sobre câncer oral foi considerado bom ou regular entre os estudantes de odontologia entrevistados; apesar de demonstrarem um bom nível de conhecimento em relação aos fatores de risco e a questões específicas da doença, ficou clara a necessidade de implementar medidas educativas continuadas ao longo do curso de forma a consolidar o ensino sobre essa patologia.
Neoplasias bucais; conhecimentos, atitudes e prática em saúde; estudantes de odontologia