Resumo
Introdução
A ingestão de açúcar é um importante fator relacionado à cárie dentária. O contato com alimentos açucarados em idade precoce pode representar risco para a saúde bucal de crianças em idade pré-escolar.
Objetivo
Avaliar o momento de introdução do açúcar na dieta de pré-escolares e sua associação com a cárie na primeira infância.
Material e método
Estudo transversal de base populacional com 888 pré-escolares de cinco anos de escolas públicas e privadas. Os pais responderam questionário sobre dados sociodemográficos, hábitos alimentares e saúde bucal. As variáveis tempo de introdução do açúcar (> 1 ano e ≤1 ano) e experiência de cárie dentária foram dicotomizadas e os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão de Poisson (p <0,05).
Resultado
A introdução do açúcar na dieta ocorreu nos primeiros doze meses de vida para 73,8% dos pré-escolares. Não houve associação entre o momento de introdução do açúcar e a cárie na primeira infância (p> 0,05). A interrupção do aleitamento materno exclusivo e a baixa renda familiar aumentaram a prevalência de pré-escolares com contato precoce com açúcar em 32% e 23%, respectivamente (p <0,05). A prevalência de cárie na primeira infância foi de 42,3% e esteve associada à menor escolaridade materna, baixa renda, maior frequência de ingestão de doces e uso de dentifrício não fluoretado (p <0,05).
Conclusão
A introdução de açúcar na dieta ocorreu durante o primeiro ano de vida na maioria dos pré-escolares e não houve associação com cárie na primeira infância.
Descritores:
Açúcares; dieta; cárie dentária; criança